Como Desentupir Encanamento
Os canos estão sujeitos a entupimentos, os quais são complicados de prevenir. Mais cedo ou mais tarde, terá de enfrentar um problema relacionado com o entupimento de um cano, quer seja da sanita, do banheiro ou mesmo de uma pia.
Todavia, você não necessita de chamar um encanador/canalizador sempre que se deparar com um cano entupido, pois, em condições normais, você mesmo pode desentupir qualquer cano. Entupimentos moderados podem ser tratados por si, deixe para profissionais somente os entupimentos severos e demasiado complicados. Geralmente, você também não necessita de ácidos dos líquidos de limpeza de canos, pois ferramentas simples resolvem a questão na maior parte dos casos. Vejamos abaixo como desentupir encanamento:
Ferramentas a Ter
A ferramenta mais básica é aquela que, quiçá, você não costuma a pensar, isto é, o desentupidor. Arranje um desentupidor forte de borracha, não de plástico. Os de plástico podem se degradar rapidamente e também podem correr o risco de criar demasiada sucção nos canos. O desentupidor pode eliminar os entupimentos mais simples e, além disso, são bastante baratos.
Entupimentos localizados num nível mais profundo do cano podem requerer um cabo tipo broca, que é um cabo de aço flexível enrolado em redor de uma manivela. Estes cabos variam em tamanho, pois tanto podem ter 10 metros como podem chegar aos 100 metros, mas um cabo de pequena dimensão normalmente é suficiente para um desentupimento residencial. Para desentupimentos de sanitas, existem cabos mais pequenos, desenhados especificamente para caber e remover entupimentos das privadas.
Se o entupimento for mais complicado, pode ainda recorrer a um cabo de broca elétrica. Esta máquina essencialmente é um longo cabo de broca que obtém a sua energia de um motor, mas com capacidade de ultrapassar obstáculos difíceis, até mesmo raízes de árvores.
Ocasionalmente, você pode necessitar de uma chave grifo, um balde e uma chave de fendas. Com essas ferramentas, você está definitivamente apto a enfrentar qualquer entupimento.
Desentupindo uma Pia
Geralmente, um desentupidor funciona bem no desentupimento de uma pia. Se a sua pia for dupla, feche a entrada de ar da outra pia de modos a criar vácuo e encha a pia em que estiver a trabalhar com água até dois ou três centímetros. Coloque a ventosa do desentupidor em cima do ralo e começe a empurrar e a puxar vigorosamente durante alguns minutos. Retire o desentupidor e verifique se o fluxo de água já é bem drenado pelo ralo. Se o cano ainda estiver parcialmente entupido, pode retomar o processo.
Outro procedimento que pode efectuar é retirar o tubo em forma de U que tem abaixo da sua pia e, com a ajuda de um arame, remover a sujidade que encontrar dentro do mesmo. Muitas vezes, o entupimento resulta de uma obstrução encontrada nesse cano. Certifique-se de colocar um balde debaixo do cano e de fechar a torneira principal de fornecimento de água para a pia.
Encha uma chaleira de água fervente e despeje a mesma directamente sob o ralo de modos a limpar todos os resíduos de gordura e que fomentam o entupimento dos canos de uma pia. Contudo, se os seus canos forem de plástico, não utilize água fervente, pois esta pode amolecer os mesmos. Utilize somente água quente corrente.
Desentupindo o Banheiro
O banheiro geralmente entope em resultado da acumulação de cabelos e, na maior parte dos casos, é um processo moroso. A drenagem torna-se lenta, ao longo do tempo, até finalmente parar. Contudo, deve agir antes disso acontecer.
O primeiro passo que pode dar é de retirar a parte superior do ralo e limpar todos os cabelos e outras substâncias que encontrar à superfície. Depois, pode utilizar um pedaço de arame com um gancho (pode dobrar uma das extremidade do arame) numa das extremidades para retirar sujidades mais profundas, que propiciem o entupimento.
Para entupimentos mais graves, existem máquinas desentupidoras, que recorrem a um longo cabo de broca, que pode atingir vários metros, e que permite atravessar e remover bloqueios difíceis.
Desentupindo a Sanita
A sanita é um dos sítios mais comuns dos entupimentos e um dos mais fáceis de resolver. Geralmente, as sanitas têm um sistema de despejo simples, em que os dejectos caiem directamente para o cano principal. Contudo, mesmo assim, pontualmente ocorrem bloqueios, os quais podem ser facilmente resolvidos com recurso a um simples desentupidor. Veja abaixo um vídeo ilustrativo sobre como desentupir uma sanita com um desentupidor manual.