Como Desentupir Fossa
As fossas desempenham um papel muito importante em casas e caves propensas a inundações. Na realidade, uma fossa pode ajudar um dono de uma casa a poupar muito dinheiro por prevenir danos relacionados com inundações. Contudo, mesmo as melhores fossas não conseguem desempenhar o seu papel, se um dos canos de drenagem estiver entupido. Se você verificar que a fossa está obstruída, ou seja, tem um cano obstruído, deve tentar limpar o mesmo com a maior rapidez possível. Felizmente, esta é uma tarefa que você pode fazer, sem recorrer a um profissional.
Naturalmente, não é possível desentupir uma fossa com o uso de um simples desentupidor ou outra forma convencional de desentupir um cano. Então, como desentupir uma fossa? Antes de mais, veja o tubo de drenagem e verifique se tem algum bloqueio no fim do cano. Remova qualquer detrito que encontre e que possa estar a causar o entupimento do cano e da fossa. Pode utilizar um arame para remover os resíduos. Para o efeito, arranje um bocado de arame e dobre uma das extremidades, de modos a formar uma espécie de gancho. Depois, insira o arame dentro do cano, de modos a conseguir puxar todos os resíduos que conseguir, para desentupir a fossa. Esta é uma solução que, normalmente, resulta e permite o desentupimento da fossa.
Contudo, caso o uso de um arame não resulte, recorra a um hidrojato. O hidrojato é uma excelente solução para o desentupimento de fossas e, se não tiver um e não quiser gastar dinheiro, pergunte ao seu vizinho ou a um amigo se tem um hidrojato. Basicamente, esta é uma máquina que utiliza um jato de água de alta pressão com um sistema rotativo, que permite atingir todo o diâmetro de um cano, de modos a desobstruir o mesmo e a eliminar seja o que for que estiver a entupir o cano. O hidrojateamento é também importante para efectuar operações de manutenção dos seus canos, assegurando assim que os mesmos mantêm-se sempre limpos e livres de resíduos que os possam obstruir.