Como Desentupir Pia de Cozinha

 

As pias de cozinha normalmente entopem devido à acumulação de gordura com outros resíduos, todavia o entupimento pode ser facilmente eliminado através de procedimentos e ferramentas básicas. Quando a água na sua pia não drenar ou estiver a drenar muito devagar, geralmente, não necessita de utilizar químicos. Em vez disso, faça alguns procedimentos básicos para desentupir a pia. Vejamos abaixo como desentupir uma pia de cozinha:

 

Desentupidor

 

O primeiro procedimento de desentupimento, passa pela utilização de um desentupidor manual, o qual pode encontrar em qualquer supermercado. Retire a água suja e outros detritos que estejam à superfície da pia e sele todas as saídas de ar (isto permite criar vácuo), especialmente se se tratar de uma pia dupla. Encha a pia onde vai trabalhar com dois ou três centímetros de água e coloque o desentupidor sob o ralo da pia, certificando-se que o cobre totalmente. Depois, durante algum tempo, empurre e puxe com vigor o desentupidor. Isto, em teoria, faz com que o que está a causar o entupimento possa se mover no cano e, idealmente, começar a deteriorar-se e cair pelo cano. Retire rapidamente o desentupidor e verifique se a água já circula de forma correcta pelo cano abaixo. Se a pia ainda estiver parcialmente entupida, repita o processo.

 

Máquina Desentupidora ou Arame

 

Você pode comprar um máquina desentupidora equipada com um sistema de cabo, o qual lhe permite introduzir um cabo comprido num cano. Este cabo permite ainda torcer e atravessar obstáculos difíceis e profundos. Estas máquinas, além de serem muito fáceis de utilizar, são também baratas, sendo assim uma excelente opção para desentupir uma pia de cozinha.

Porém, se não desejar gastar dinheiro, pode utilizar uma solução doméstica. Com um simples cabide de arame, podemos fazer uma ferramenta para desentupir canos. Para o efeito, pode desmantelar o cabide e dobrar uma das extremidades, fazendo um gancho. Introduza o arame no ralo e depois retire devagar, de modos a remover mais resíduos.

 

 

Ponha Mãos à Obra

 

Se as soluções supracitadas não surgirem efeito, é hora de pôr mãos à obra. Remova o que estiver de baixo da sua pia e coloque um balde debaixo dos canos. De seguida, feche a torneira principal de modos a bloquear a água para aquela pia. Agora, tem de remover o cano em forma de U que encontra debaixo da sua pia, pois geralmente é neste cano que se verifica a maior parte dos entupimentos. Muitos canos podem ser desapertados e removidos mesmo com as mãos mas, se não conseguir, experimente um chave grifo. Retire o cano e elimine qualquer sujidade e acumulação de gorduras e resíduos que este possa conter. Aproveite e passe o cabo/arame nas zonas abertas dos outros canos. Coloque novamente o cano no devido sítio, não se esquecendo de apertar devidamente todos os canos, para que não derrame qualquer água. 

 

Bicarbonato de Sódio e Vinagre

 

Despeje uma xícara/chávena de bicarbonato de sódio no ralo. Depois, despeje duas com vinagre branco. Isto promove a formação de espuma instantânea devido à reacção que se cria quando se mistura o vinagre com o bicarbonato de sódio. Esta mistura irá operar o seu caminho para o ralo, dissolvendo a gordura e o entupimento. Deixe descansar cerca de 30 minutos. Esta é uma ótima solução, quando o entupimento resulta da acumulação de gordura.

 

 

 

Água Fervente

 

A água fervente é uma excelente forma não só de manter os seus canos limpos, mas também de remover resíduos de gordura. Todavia, em canos de plástico, não se deve utilizar água fervente, pois esta pode amolecer os canos. Nestes casos, utiliza-se água quente corrente para limpar. Este procedimento deve ser feito, após ter realizado a operação de desentupimento, para otimizar os resultados.

 

 

 

Estas soluções supracitadas são excelentes para desentupir os canos de cozinha e outros da sua casa, sem precisar de recorrer a químicos dispendiosos e a canalizadores/encanadores profissionais.