Como Desentupir Ralo de Banheiro

 

É raro um banheiro ficar subitamente entupido. Geralmente, o entupimento é gradual e resulta da acumulação de resíduos, ao longo de várias semanas, sendo que a drenagem do banheiro fica paulatinamente mais lenta. Contudo, acontece, pelo que você deve resolver o problema o quanto antes.

Tal como acontece no entupimento de uma pia, começe pelo desentupidor. Retire a parte de cima do ralo e use um pequeno arame com uma das extremidades dobradas, de modos a formar um gancho. Utilize este arame para retirar todos os detritos que encontrar na superfície do ralo, como cabelos e restos de sabonetes. Depois, coloque a ventosa do desentupidor sob o ralo e empurre e puxe o mesmo com vigor. Limpe o melhor que conseguir o cano, para otimizar o desentupimento, e coloque água a circular para verificar se o entupimento se mantém. Normalmente, isto é suficiente para desentupir o ralo do banheiro, mas caso o banheiro permaneça entupido, não desespere.

Nestes casos em que verifica que o cano do banheiro ainda está entupido, o que está a provocar o entupimento, pode estar localizado num nível mais profundo do cano, pelo que aí deve usar um cabo comprido, que tenha a capacidade de atravessar uma potencial acumulação de resíduos causadora do bloqueio. Existem máquinas desentupidoras, manuais ou elétricas, que estão equipadas com um cabo resistente que pode ter vários metros e que consegue eliminar bloqueios difíceis. Depois deste processo, despeje vários litros de água quente pelo ralo abaixo, para limpar o cano.