Como Desentupir Ralo do Chuveiro
Um ralo de chuveiro subitamente entupido é algo raro. O habitual é o que entupimento resulte da acumulação progressiva de resíduos, ao longo de várias semanas, onde o sistema de drenagem fica gradualmente mais lento.
Antes que a drenagem pare completamente, é essencial que você ponha mãos à obra. Pode começar pelo desentupidor, mas antes retire a parte de cima do dreno, para remover os detritos que encontrar à superfície. Utilize um pequeno arame com um gancho numa das extremidades, para o ajudar a retirar substâncias como cabelos e restos de sabonetes, detritos comuns que se encontram no ralo de um chuveiro.
Depois deste passo, utilize o desentupidor, o qual permite mover qualquer acumulação responsável pelo entupimento. Coloque a ventosa do mesmo sob o ralo e começe a empurrar e a puxar com força. Retire-o rapidamente e verifique se a água já circula normalmente. Pode repetir o processo, se necessário.
Reacção química do bicarbonato de sódio com vinagre branco num ralo
Outra solução, é o uso de químicos, como a soda cáustica. Mas pode fazer um produto químico caseiro muito útil, através do uso de bicarbonato de sódio e vinagre branco. Assim sendo, despeje no ralo uma chávena de bicarbonato de sódio e depois despeje duas de vinagre branco. A interação entre estes dois ingredientes resulta numa reacção química, que promove a eclosão de espuma, que trabalha o seu caminho até ao ralo, mas limpando o cano dos resíduos que encontrar. Deve deixar esta mistura actuar durante cerca de 30 minutos. Depois, despeje uma chaleira de água quente no ralo, para otimizar os resultados da limpeza.
Para bloqueios difíceis, onde o entupimento é profundo, deve usar ou um arame comprido com capacidade para atravessar uma acumulação de resíduos, ou uma máquina específica para entupimentos, dotada de um longo cabo, de vários metros, que permite alcançar e atravessar bloqueios complicados.