Desentupimento de Canos

 

Todos os sistemas de canalização desenvolvem, em algum momento, entupimentos, pois são muito difíceis de evitar. Contudo, a maior parte dos entupimentos relacionados com pias ou sanitas/privadas podem ser solucionados sem recorrer a um canalizador profissional e, deste modo, sem gastar dinheiro. Para você mesmo conseguir realizar o trabalho, necessita somente das ferramentas adequadas e de um pouco de determinação. Existem técnicas de desentupimento que podem ser aplicadas em diversos tipos de canos. Chame um encanador somente se você realmente não conseguir desentupir um cano, após várias tentativas. Vejamos abaixo algumas formas recorrentes de desentupir canos:

 

Desentupidores - O desentupidor é, quiçá, a forma mais convencional de desentupir canos. Desde um cano de uma pia, do banheiro ou mesmo de uma sanita, o desentupidor costuma resolver qualquer desentupimento que verifique nos mesmos. O procedimento é simples e consiste em colocar a ventosa do desentupidor sob o ralo e empurrar e puxar o desentupidor com vigor. O uso deste método permite mover seja o que for que estiver a causar o entupimento. 

 

Químicos - Existem diversos produtos que pode comprar num supermercado local, que o podem ajudar no processo de desentupimento dos canos. Contudo, você mesmo pode criar o seu produto "químico", para desentupir qualquer cano que tenha entupido. Este produto caseiro resulta da mistura entre dois ingredientes de fácil acesso, nomeadamente o bicarbonato de sódio e o vinagre branco. Basicamente, despeje uma chávena de bicarbonato de sódio no ralo e, de seguida, despeje duas chávenas com vinagre branco. Desta mistura, resulta uma reacção química que promove o aparecimento de espuma, que opera o seu caminho de novo para o ralo, mas limpando os resíduos que encontra pelo caminho. Deixe descansar durante cerca de 30 minutos.

 

Água Fervente - Este procedimento básico é especialmente útil no desentupimento de pias de cozinha, pois permite remover resíduos e gordura dos canos, limpando e desbloqueando os mesmos. Contudo, não utilize água fervente em canos de plástico, pois pode amolecer os mesmos. Se for o caso, recorra a água quente.

 

Cano U - O cano em forma de U (como pode ver na imagem acima) é um cano que muitas vezes encontramos debaixo de uma pia, o qual é propenso a entupimentos. Com uma chave grifo remova este cano, para eliminar quaisquer resíduos que encontrar no interior no mesmo, que possam estar a causar o bloqueio. Muitos canos podem ser desapertados mesmo com as mãos. Certifique-se que fecha a corrente de água principal e de colocar um balde debaixo da pia, para não molhar o chão.

 

Arame - Por vezes, um arame é uma ferramenta extremamente útil no desentupimento de canos. Arranje um arame (um cabide de arame serve) e dobre uma das extremidades, de modos a formar uma espécie de gancho. Insira o arame no cano e retire devagar, de modos a remover a maior quantidade de resíduos possível. 

 

  Máquina Elétrica de Desentupimento com Cabo de Aço

 

Máquinas com Cabo de Aço - Estas máquinas, elétricas ou manuais, podem dispensar até vários metros de cabo de aço, permitindo alcançar e atravessar bloqueios profundos e difíceis, que não podem ser eliminados pelos métodos tradicionais de desentupimento. As máquinas elétricas permitem remover até raízes de árvores que possam estar a entupir o encanamento.

 

Hidrojatos - O hidrojateamento é uma das melhoras formas de desentupir certos tipos de canos, nomeadamente os canos de esgotos e fossas. Basicamente, este processo consiste numa máquina, denominada de hidrojato, que utiliza um jato de água de alta pressão com um sistema rotativo que permite alcançar todo o diâmetro de um cano, eliminando, assim, todos os resíduos que possam estar a causar o entupimento. Estas máquinas estão, muitas vezes, disponíveis para aluguer, caso não queira despender dinheiro na compra de uma.

 

Estes são os métodos mais utilizados no desentupimento de canos, sendo que os primeiros podem ser facilmente efectuados por si, sem despender qualquer dinheiro. Para entupimentos complicados de resolver, como entupimentos profundos ou que impliquem remover raízes de árvores, é recomendável chamar um canalizador/encanador, devido à sua complexidade.